A Energisa, em parceria com a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, tem intensificado operações de combate ao furto de energia elétrica, resultando, em média, na prisão de cinco pessoas por ação. O coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz, afirmou que as fiscalizações ocorrem diariamente nos 74 municípios atendidos pela concessionária.
As operações utilizam tecnologias avançadas para identificar fraudes e seguem as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exige ações permanentes contra o uso irregular de energia. As ligações clandestinas configuram crime, acarretando prejuízos financeiros, riscos à segurança e comprometendo a qualidade do serviço para os demais consumidores.
O Centro de Inteligência da Energisa atua na identificação e desarticulação de quadrilhas e consumidores que utilizam energia de forma ilegal. Segundo Ortiz, os casos de irregularidades em 2024 já superaram em 60% os registros do ano anterior, evidenciando a necessidade de intensificar o combate a essas práticas ilícitas.
A concessionária incentiva a população a denunciar anonimamente suspeitas de fraudes por meio de seus canais de atendimento, visando reforçar o combate a essa prática que causa prejuízos ao setor elétrico e à sociedade como um todo.