A Prefeitura de Figueirão, no Mato Grosso do Sul, decretou situação de emergência devido a incêndios florestais que vêm atingindo o município. A publicação foi feita no Diário Oficial da Associação dos Municípios do estado (ASSOMASUL) no dia 11 de setembro de 2024. O decreto considera a gravidade da situação, com mais de 1.000 hectares já atingidos pelo fogo.
Os focos de incêndio começaram em 22 de agosto, na fazenda Córrego do Mato, localizada na região da Serra Vale das Araras. Desde então, as chamas se espalharam, causando grandes danos ao meio ambiente e colocando em risco áreas de preservação permanente, como o Monumento Natural Serra das Araras.
A seca e a prolongada estiagem que assolam a região são apontadas como fatores agravantes da situação. Além dos danos ambientais, o decreto destaca os impactos na qualidade do ar e no atendimento à saúde pública, com riscos diretos à população local.
Para lidar com o cenário, o município autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate ao incêndio. Também foi autorizada a dispensa de licitação para a compra de bens e serviços necessários ao atendimento da emergência.