Home » Previsão alerta para altas temperaturas e umidade baixa em Mato Grosso do Sul

Previsão alerta para altas temperaturas e umidade baixa em Mato Grosso do Sul

Cemtec recomenda cuidados especiais para evitar desidratação e incêndios florestais nesta quarta-feira

por Tribuna do MS
leilão do amor
Dengue

A previsão do tempo para esta quarta-feira (12) em Mato Grosso do Sul aponta para um dia de sol com poucas nuvens e grande variação térmica. Espera-se que a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas alcance até 20°C em algumas regiões do estado.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica que a umidade relativa do ar deve variar entre 15% e 35%, um nível considerado baixo, que pode aumentar os riscos de problemas de saúde como desidratação e irritações nas vias respiratórias. Diante dessa previsão, as autoridades de saúde recomendam à população que intensifique a ingestão de líquidos e mantenha os ambientes residenciais e de trabalho umidificados.

Além dos cuidados com a saúde, o Cemtec alerta para o alto risco de incêndios florestais devido à combinação de ar seco e temperaturas elevadas. Nesse contexto, é enfatizado que a prática de queimar lixo ou restos vegetais ao ar livre é extremamente perigosa e deve ser evitada.

Na capital, Campo Grande, a temperatura deve começar em 20°C e pode chegar a 31°C. Em Dourados, as temperaturas serão de 17°C na mínima e 32°C na máxima. Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, também apresentará variação significativa, começando em 17°C e alcançando 29°C.

Outras cidades como Anaurilândia e Paranaíba terão temperaturas que vão de 19°C a 32°C e 17°C a 31°C, respectivamente. Em Três Lagoas, espera-se uma mínima de 18°C e uma máxima de 32°C, enquanto Chapadão do Sul e Costa Rica terão temperaturas variando de 15°C a 30°C e 15°C a 32°C, respectivamente.

As autoridades continuam monitorando as condições climáticas e reforçam as recomendações para que a população siga as orientações preventivas e evite atividades que possam dar origem a focos de incêndio.

Leia também: