Previsão indica pancadas fortes e tempestades durante celebrações de Ano Novo

Mato Grosso do Sul deverá enfrentar chuvas intensas entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, segundo previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). Pancadas de chuva acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento são esperadas, com acumulados superiores a 40 mm em 24 horas.

O fenômeno climático é atribuído a uma área de baixa pressão atmosférica localizada sobre o Paraguai e a Argentina, associada ao transporte de calor e umidade. O aquecimento diurno e o deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera também contribuem para a formação das instabilidades que devem atingir o estado.

A previsão para a semana, típica do verão, indica sol com aumento de nebulosidade e temperaturas variando entre 21°C e 37°C em diferentes regiões. No sul, leste e sudeste do estado, as mínimas ficam entre 21°C e 24°C, e as máximas entre 29°C e 34°C. Já nas regiões pantaneira e sudoeste, as temperaturas devem oscilar entre 22°C e 26°C nas mínimas e 29°C e 37°C nas máximas.

Os ventos, predominantemente do norte e nordeste, devem alcançar velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h. Em Campo Grande, as temperaturas ficarão entre 22°C e 24°C nas mínimas e 29°C e 32°C nas máximas.

O Cemtec orienta os moradores a se prepararem para as condições climáticas adversas, especialmente durante a virada do ano, quando celebrações ao ar livre poderão ser afetadas pelas chuvas.

Notícias relacionadas

Procon/MS Revela Pesquisa de Preços dos Ovos de Páscoa e Alerta para Diferenças nos Valores

Vereador Jovenaldo da Farmácia propõe doação de imóveis a famílias atendidas pelo Aluguel Social em Costa Rica

Chapadão do Sul é reconhecido por excelência em gestão previdenciária durante congresso estadual