A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na sexta-feira (27), a maior apreensão de maconha já registrada no Brasil. Uma carreta com 28,2 toneladas da droga foi interceptada na rodovia MS-156, em Amambai, Mato Grosso do Sul, durante uma operação de combate a desvio e roubo de cargas.
O veículo, com placas do Rio Grande do Sul, estava carregado de milho, mas a droga foi localizada pelos agentes durante a vistoria. O condutor, que foi preso, declarou que receberia a carreta como pagamento pelo transporte da carga ilegal, caso a operação tivesse êxito.
A droga foi carregada no município de Maracaju, também em Mato Grosso do Sul, e tinha como destino a cidade de Marau, no Rio Grande do Sul. A apreensão superou o recorde anterior, de 26 toneladas, que havia sido feita em maio deste ano, também em Mato Grosso do Sul.
Essa operação conjunta entre a PRF e o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil representou um importante golpe no tráfico de drogas no país. A carreta e o motorista foram encaminhados às autoridades para a continuidade das investigações.
Em maio, uma apreensão semelhante, com 26 toneladas de maconha, já havia sido destaque no estado. Agora, esse novo episódio reforça a rota do tráfico em Mato Grosso do Sul, que continua sendo alvo de operações para coibir o transporte de drogas.