Programa Doadores do Futuro visa aumentar estoque de sangue em MS

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) propôs um projeto de lei que cria o Programa Doadores do Futuro, com o objetivo de conscientizar alunos da Rede Pública Estadual de Ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue em Mato Grosso do Sul. A iniciativa inclui a realização de cursos, seminários e campanhas para estudantes, suas famílias e a comunidade escolar.

De acordo com o projeto, o processo de conscientização será conduzido por servidores estaduais capacitados ou por meio de convênios com especialistas e parcerias com hemorredes ou a iniciativa privada. “Essas ações educativas formarão futuros doadores comprometidos com a solidariedade e a saúde da comunidade, despertando a consciência cidadã dos alunos e incentivando-os a doar sangue e a compartilhar essa mensagem com seus pais, amigos e familiares”, explica Paulo Duarte.

As atividades educativas ocorrerão durante o período letivo, visando sensibilizar e estimular os jovens desde cedo para que se tornem doadores de sangue no futuro. “Ao disseminar a importância da doação voluntária por meio de um programa educativo, estaremos contribuindo significativamente para aumentar o número de doações”, justifica o parlamentar.

Atualmente, o Hemosul possui 331,4 mil doadores de sangue ativos cadastrados, sendo 132 mil efetivos. A hemorrede estadual conta com 12 centros de coleta, localizados em Campo Grande (Hemosul Coordenador, Hemosul Hospital Regional e Hemosul Santa Casa), Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.

Notícias relacionadas

A Justiça Eleitoral julga improcedente a ação por abuso de poder econômico, movida contra os candidatos Walter Schlatter e Defensor Ernany

Rogério Rosalin desponta como líder em intenção de voto na reta final das eleições em Figueirão

Polícia Rodoviária Federal apreende 884 kg de maconha e recupera caminhonete roubada em MS