A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (23), a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda de 2024. A partir das 10h, cerca de 511 mil contribuintes poderão verificar se têm valores a receber. Deste total, aproximadamente 40% será destinado a contribuintes com prioridade, como idosos, pessoas com deficiência e residentes no Rio Grande do Sul afetados por enchentes.
Os contribuintes gaúchos receberam atenção especial este ano, devido às enchentes que ocorreram na região. Cerca de 86 mil contribuintes do estado foram incluídos na lista de prioridades. Em julho, esses contribuintes regularizaram sua declaração e agora fazem parte do último lote de restituições.
Os pagamentos serão realizados no dia 30 de setembro, diretamente na conta ou na chave Pix informada na declaração. Caso o valor não seja depositado, será possível resgatar o montante no Banco do Brasil por até um ano. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar a restituição por meio do Portal e-CAC.
Além do site da Receita Federal, os contribuintes podem consultar se têm direito à restituição pelo aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones. A expectativa é que os contribuintes que não foram incluídos neste lote regularizem suas pendências para os próximos pagamentos.