Começou nesta segunda-feira (11) o período de pré-matrículas para o ano letivo de 2025 nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul. O processo, realizado exclusivamente de forma virtual, permite aos interessados a reserva de vagas em escolas estaduais, abrangendo 348 unidades escolares distribuídas por todo o Estado, além de 120 extensões.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial de matrículas do estado http://www.matriculadigital.ms.gov.br/ , por telefone ou presencialmente na Central de Matrículas, em Campo Grande. A iniciativa visa facilitar o acesso de pais e responsáveis ao sistema de matrículas, com uma expectativa de atender 210 mil estudantes no próximo ano.
Um dos destaques do processo para 2025 é a expansão do Ensino em Tempo Integral, que oferecerá 12 mil novas vagas, com especial atenção às turmas do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais. A proposta do governo é colaborar com as redes municipais, absorvendo a demanda de estudantes do Ensino Fundamental e, assim, liberando as redes municipais para atender à Educação Infantil.
Atualmente, 61,2% das escolas estaduais já oferecem o Ensino em Tempo Integral, e com o aumento do número de vagas, a rede pretende atingir um total de 52 mil estudantes matriculados nesse modelo. O secretário de Educação do Estado, Hélio Daher, afirmou que a ampliação do tempo integral é uma resposta à demanda crescente por educação integral e de qualidade no Estado.
Foto: Bruno Resende – SEDMS