Retorno das chuvas impulsiona plantio de soja e Mato Grosso do Sul registra avanço histórico

O início das chuvas em outubro acelerou o plantio de soja em Mato Grosso do Sul, com mais de 30% da área prevista já semeada até a terceira semana do mês. Segundo o Boletim do Projeto Siga-MS, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) em parceria com a Aprosoja/MS, o ritmo atual é o mais rápido dos últimos cinco anos, com um avanço de 10,1 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o boletim, a estimativa é de que a área plantada nesta safra alcance 4,501 milhões de hectares, um aumento de 6,8% em relação ao ciclo anterior. Até a terceira semana de outubro, cerca de 1,44 milhão de hectares já haviam sido semeados. A região Sul lidera o plantio com 39,7% da área plantada, seguida pelo Centro, com 20,7%, e pelo Norte, com 17,2%.

A previsão de produtividade também é positiva, com uma média esperada de 51,7 sacas por hectare, o que pode resultar em uma produção total próxima de 14 milhões de toneladas. Os técnicos do Projeto Siga-MS indicam que 94,7% das lavouras apresentam boas condições para o desenvolvimento, embora 20% das áreas na região Sul sejam consideradas de qualidade inferior.

Tradicionalmente, a janela de plantio ocorre entre 18 de outubro e 8 de novembro, período em que aproximadamente 70% da semeadura costuma ser realizada. A previsão é que o bom ritmo mantenha-se ao longo deste período, garantindo uma colheita promissora.

Os dados são parte de um acompanhamento detalhado realizado pelo Projeto Siga-MS, que tem como objetivo monitorar e fornecer informações precisas para os produtores de soja no estado.

Notícias relacionadas

Polícia Civil de MS adota intimações via WhatsApp para agilizar processos

Administração de Alcinópolis e Figueirão discutem investimentos com secretário da Casa Civil

Mulher é presa em Costa Rica por violar monitoramento eletrônico