Safra de soja em Mato Grosso do Sul registra maior área plantada em cinco anos

Culturas no estado avançam mais rápido que no ano passado e têm previsão de produção de 14 milhões de toneladas

Com o retorno das chuvas em outubro, os agricultores de Mato Grosso do Sul aceleraram o plantio da soja para a safra 2024, alcançando uma área plantada superior a 30% até a terceira semana do mês. O índice de avanço da semeadura é 10,1 pontos percentuais superior ao registrado no mesmo período do ano passado, conforme dados do Projeto Siga-MS, coordenado pela Semadesc e Aprosoja/MS.

A expectativa é que o estado plante cerca de 4.501 hectares de soja nesta safra, um aumento de 6,8% em relação à safra anterior. Até agora, foram plantados 1.440 hectares, com destaque para a região Sul, que apresenta 39,7% da área total plantada, enquanto as regiões Centro e Norte registram médias de 20,7% e 17,2%, respectivamente.

Segundo os técnicos do Siga-MS, a maior parte das lavouras, 94,7%, está em boas condições para o cultivo, embora a região Sul tenha registrado 20% das áreas em situação considerada ruim. A produção média esperada é de 51,7 sacas por hectare, podendo resultar em uma colheita total de quase 14 milhões de toneladas de soja.

Apesar das chuvas recentes, o Cemtec/MS informou que os índices de precipitação na primeira quinzena de outubro ficaram abaixo da média histórica em todos os municípios do estado. No entanto, a previsão para o período entre 21 e 29 de outubro indica acumulados de chuva entre 10 e 60 milímetros nas regiões Norte, Pantaneira e Nordeste.

O período ideal de plantio, tradicionalmente observado entre 18 de outubro e 8 de novembro, deve ver cerca de 70% das áreas semeadas, com expectativa de que o ritmo acelerado contribua para uma boa colheita.

Notícias relacionadas

Homem é preso por agressão contra esposa em Chapadão do Sul

Apae promove palestra sobre cuidados à pessoa estomizada nesta sexta-feira

Polícia prende dupla por fraudes e ameaças em bar de Costa Rica