Atendimento ao cliente é um tema muito comum em nossas vidas, em algum momento ou outro você já presenciou uma falta ou um excesso por parte de uma equipe de vendas, não é mesmo? Em cidades pequenas fica ainda mais evidente o despreparo a quesitos básicos, que influenciam muito na captação do seu “prospect leads” que nada mais é em como atrair clientes em potencial para sua marca.
Primeiramente, preciso falar sobre a necessidade de ter obrigatoriamente definido a Cultura da Empresa, para que se possa trabalhar nela. Nada, absolutamente nada é planejado sem essa definição estabelecida por seus fundadores, é preciso que ela esteja fortalecida como base, o primeiro plano. Ter uma Cultura organizacional forte reflete em todo o processo, na contratação de colaboradores, no seu branding, network e na sua rede de clientes.
Essa combinação estabelecida permite que os comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam essa organização estejam diariamente alinhadas desde o início e manutenção de seus processos, porque sinceramente para mim que há 20 anos estou nessa área de administração, contabilidade e finanças, não existe fim na conexão cliente x empresa, APENAS quando ocorre o desalinhamento entre essas conexões. Um exemplo disso são empresas que ao trocarem de sócios, decidem modificar essa cultura, aceitando um padrão inferior, provavelmente esta empresa irá baixar o nível de qualidade de seus serviços e o perfil de seus clientes, como citei anteriormente, a Cultura define e sustenta.
Oferecer Capacitação técnica e Comportamental é a melhor forma de fortalecer a Cultura em ambientes corporativos. Estamos em constante movimento e evolução na área tecnológica e decaindo drasticamente em áreas de saúde mental, emocional e comportamento humano. Podemos observar a facilidade de pessoas que estão com diplomas em mãos, vários cursos e capacitações técnicas, porém não possuem habilidades para exercer cargos onde são necessários resiliência, inteligência e equilíbrio emocional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nosso país tem a população mais ansiosa do mundo e está em quinto lugar como a mais depressiva. A ansiedade está afetando 18,6 milhões de brasileiros e já existe um enorme alerta sobre essa questão, pois é previsto que 1 a cada 4 pessoas já sofre ou sofrerá com algum transtorno mental.
Nas grandes cidades, as empresas já observam e trabalham para a diminuição desses números e a prevenção direta desses danos, contratando profissionais capacitados a trabalhar inteligência emocional com cada colaborador, desenvolvendo habilidades para que possam conduzir situações de estresse, depressão, entre outros, da forma mais saudável possível. Esses investimentos, em Soft Skills trouxeram apenas benefícios no ambiente corporativo, pois diminuíram os atestados médicos, afastamentos para tratamentos, sem falar que através dessas orientações o profissional consegue estimular os colaboradores a explorarem outras habilidades que estavam bloqueadas e eram necessárias para seu crescimento profissional, isso fez com que houvesse uma evolução nas metas, conquistando clientes e aumentando a lucratividade.
Particularmente, eu sempre fugi da área de vendas, sempre tive medo de me expor, até entender que tudo é VENDAS, tudo é sobre influenciar pessoas, sejam elas clientes, filhos, pais, amigos e toda sua rede de contatos. Constantemente estamos vendendo idéias, oportunidades, motivação e necessidades através de armas de persuasão. E quando digo “influenciar” não confunda com “manipulação”, são coisas distintas, por isso a importância de saber sua Identidade, quais são os valores e princípios que carrega, quem você é, além do que faz?? Assim como é na cultura organizacional da empresa, para atrair e conquistar objetivos.
Portanto, tudo é sobre COMUNICAÇÃO, qualquer área da sua vida que estiver em crise, esse é o núcleo do problema, de como você se expressa, é isso que determina o sucesso das suas conexões. Ao promover por exemplo um treinamento de happort com sua equipe de atendimento, consequentemente terá aumento na lucratividade, pois comprovadamente amplia a vantagem competitiva perante os concorrentes, uma vez que essa equipe está mais qualificada e preparada para encarar desafios, gerar conexão, superar dificuldades, buscar soluções e inovação.
Investir em Capacitações que promovam um bem estar para seus colaboradores é a garantia de eficiência e produtividade, evitando perder excelentes profissionais para sua concorrência, é usar da inteligência artificial hoje em dia tão falada, para agregar no desenvolvimento empresarial, não para substituir o capital humano. É estimular uma geração que necessita aprender mais, buscar mais, ler mais, para adoecer menos. É fato inegável que nossa sociedade busca cada vez mais conforto e prazer, normalizando a “conquista sem esforço”, sem perceber a grave consequência que isso está causando a humanidade, somos os responsáveis por fomentar a qualidade e o nível de consciência desta geração.
A capacitação comportamental profissional é essencial para acompanhar demandas de um mercado em constante transformação, adaptação as alterações do ambiente e a evolução do mundo do trabalho.
Diante desse artigo, defina agora para o que realmente a sua equipe está preparada, pois segundo o IBGE menos de 40% das empresas sobrevivem após 5 anos de abertura, 30% das empresas brasileiras fecham as portas em apenas 2 anos, em junho de 2024 já tínhamos o fechamento de 854 mil empresas, enquanto mundialmente as empresas que investem em treinamentos corporativos estão em constante crescimento, superando suas dificuldades.
2025 está logo ali, sua empresa vai entrar para qual estatística?
por FRANCIELI FLORES
Mentora Comportamental e Psicanalista
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