TRE-MS mantém vereadores do PP em Alcinópolis após recurso

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) decidiu, por unanimidade, manter os vereadores do Partido Progressistas (PP) eleitos em Alcinópolis nas eleições de 2024. A decisão foi tomada por sete votos a zero, durante julgamento realizado na noite de terça-feira, 20 de maio de 2025, em Campo Grande.

A corte reformou a sentença do Juiz Eleitoral da 38ª Zona Eleitoral, Francisco Soliman, que, em novembro do ano passado, havia condenado os parlamentares por fraude à cota feminina. A acusação dizia respeito à suposta candidatura fictícia de Ana Maria Campos de Oliveira Santos para cumprir a cota de 30% de mulheres.

Com a nova decisão, os vereadores Valdeci Passarinho, Fernando Nicoletti e Alcir do Escritório permanecem no cargo, e os votos recebidos pelo PP são mantidos válidos. O presidente da Câmara Municipal, Valdeci Passarinho, também é beneficiado pela decisão.

O processo teve início após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida por Luiz Cesar Ferreira de Melo, candidato do Partido Republicanos, que contestava a legitimidade da candidatura de Ana Maria Campos.

O juiz da 38ª Zona Eleitoral havia anulado os diplomas dos vereadores, cancelado os votos do PP e determinado a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário. O TRE-MS, entretanto, entendeu que os argumentos não eram suficientes para cassar os mandatos.

O caso ainda poderá ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso haja interposição de recurso por alguma das partes envolvidas.

A sessão do julgamento foi exibida ao vivo pelo canal oficial do TRE-MS. O vídeo completo está disponível para visualização abaixo:

Notícias relacionadas

Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul oferece 367 vagas de emprego

Costa Rica promove palestra sobre Inteligência Artificial para empreendedores

Figueirão promove ações educativas no combate ao abuso infantil