Home » Você sabe como trabalhar seu cérebro para não ser mais uma vítima na era da psicose da informática?

Você sabe como trabalhar seu cérebro para não ser mais uma vítima na era da psicose da informática?

por Tribuna do MS
Dengue

Bombardeados pelas novidades, saturados de informações que mudam com frequência pelos vários meios de comunicação, rendendo-se a dopamina barata no complexo mundo de engajamento nas redes sociais, notamos a necessidade, e porque não dizer a urgência de cuidarmos de nossa saúde mental. Nosso cérebro ainda é o alvo principal da massa de manobra.

Submetido a exaustão pelo acúmulo de notícias, uma vitrine de “seres evoluídos” que prometem riqueza, o relacionamento perfeito na compra de seus cursos, receitas para “ser alguém” (como se não fossemos) e conquistar a tão sonhada visibilidade… em meio a todo esse caos, o cérebro segue sua trajetória rumo a ridícula submissão e incapacidade de senso crítico, também chamada como Psicose da Informática.

A Globalização e sua interdependência, foram benéficas sobre as barreiras de tempo e espaço, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades, temos acesso com rapidez e facilidade ao mundo, o que nossos avós levavam 6 meses para ter acesso, hoje conseguimos em menos de 24 horas.

Neste cenário abarrotado, é de suma importância cuidarmos e preservarmos nossa saúde mental. Somos possuidores desse órgão complexo localizado dentro do crânio, chamado prosencéfalo (cérebro), estimularmos sua potencialidade, afinal um órgão que gerencia toda a atividade do nosso sistema nervoso, merece nossa dedicação.

Além da responsabilidade com a nossa sanidade, é imprescindível atividades físicas, movimentar o corpo e desenvolver o ganho de massa muscular para promover vitalidade. Quem não quer viajar e aproveitar a velhice com um corpo que aguente essa rotina? São as decisões de hoje que vão definir como será seu futuro. A atividade física age no sistema nervoso central em vários níveis: reduz a ansiedade, regula os níveis de cortisol e adrenalina, estimula a formação de redes dentro do hipocampo (região responsável pela memorização) e melhora o sono.  Já o sedentarismo está ligado ao afinamento em regiões do cérebro importantes para a formação da memória e do raciocínio, reduz o metabolismo e prejudica a capacidade do organismo.

Manter a mente sempre ativa é indispensável para estimular as vias cerebrais, além de melhorar a capacidade de compreensão. Leitura, quebra-cabeças e exercícios que exigem raciocínio rápido são boas alternativas para deixar o cérebro mais preparado para o aprendizado.  Aprenda coisas novas, saia da rotina, ouse mudanças de comportamentos que estejam alinhadas ao futuro que deseja, não deixe que o conforto da vida moderna anule sua capacidade de discernimento para fazer escolhas corretas.

O Cérebro tem capacidade de se reconfigurar e ser treinado para melhores resultados, portanto o dia é hoje, essa é a hora: Você tem o Poder de Transformar!

por Francieli Flores

Leia também: